Créditos_ Leandro Fonseca_Exame_5.JPG

Andrea Salgueiro Cruz Lima

Andrea Salgueiro Cruz Lima, Economista, é a Presidente da Whirlpool Brasil depois de 29 anos de uma carreira notável na Unilever. Lidera a segunda maior operação da Cia no mundo, reponsável pelas marcas icônicas Brastemp, Consul e Kitchen Aid, com mais de dez mil colaboradores e três fábricas no país. Além disso, lidera a operação de venda direta/e-commerce, o quarto maior canal online de eletrodomésticos do Brasil. Atua também como líder regional de Inclusão & Diversidade e líder de ESG, representantando a América Latina no Comitê Global.

Anteriormente, ocupou várias posições de liderança na Unilever. Mais recentemente como Global Executive Vice President - Strategic Change Program - liderou o processo de transformação organizacional, digital e eficiências operacionais, que envolvia os três negócios (Personal Care, Home Care e Foods), todos os clusters regionais e todas as funções, reportando- se diretamente para CEO Global. Como Global Executive Vice President de Condimentos, liderou o turn-around da categoria e o relançamento bem sucedido da marca Hellmann ́s simultaneamente em 50 países, no contexto competitivo mais relevante da história da Cia. Nesta posição era responsável por 35 marcas em mais de 90 países. E no Brasil, como Vice Presidente e General Manager de Personal Care, foi responsável pelo turn-around do business e da categoria de Hair Care com lançamento muito bem sucedido da marca Tresemmè no Brasil e Dove Baby.

Andrea é muito respeitada no mercado como expert de marketing, gestão de negócios e liderança. Recém assumiu a posição de Conselheira do Grupo Boticário. Tem uma agenda externa bastante ativa relacionanda ao tema de Inclusão & Diversidade e Educação: atua como Conselheria da Escola Superior de Propaganda e Marketing, membro do Conselho Consultivo Internacional da Fundação Dom Cabral; Membro fundadora do Movimento Mulher 360; Membro da Aliança pelo Empoderamento Feminino em parceira com a ONU Mulheres; Membro do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e Aluminae do International Women Forum em Washington, USA. Também participou do Advisory Council do Facebook Brasil.

Acredita e defende o conceito de “life-long learning”, sempre buscando manter viva sua vitalidade intelectual e reinvenção como líder. Fez cursos de liderança na Harvard Business School (EUA) e no INSEAD (França e Singapura), Finanças e General Management na Inglaterra e acabou de finalizar online o Strategic Change Management na Kellogg School of Management (EUA).

É muito reconhecida e valorizada como modelo de liderança feminina, devido a sua habilidade de progredir profissionalmente sabendo equilibrar muito bem sua carreira e família.

  • LinkedIn
  • Instagram